quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conceito Geral de Religião



A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religio, mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religio com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao nascimento do cristianismo, religio referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.

A palavra "religião" foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente.

Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 a.C.) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras.

Dentro do que se define como religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são de facto muito diferentes entre si. Porém ainda assim é possível estabelecer uma característica em comum entre todas elas.

É facto que todas as religiões possuem um sistema de crenças que inclui três elementos: crença em níveis de existência superiores à vida material e terrestre; convicção de que nesses níveis superiores se encontram a causa e o sentido da vida; regulamentação da vida pessoal e colectiva e organização de actos específicos com o objectivo de conhecer o mundo superior e obter dele algum benefício - material, espiritual ou ambos.




ESTRUTURA DAS RELIGIÕES


Todas as religiões, sem excepção, têm em comum a seguinte estrutura:
  • História - Conjunto de narrativas orais ou escritas, históricas ou mitológicas, que versam sobre a origem da comunidade religiosa em questão, relacionando-a com a origem do mundo.

  • Explicação sobre a existência do homem - Interpretação explícita ou implícita do lugar e propósito do homem no cosmos.
  • Ritos - Conjunto de preceitos rituais, morais e sociais, para a consecução da finalidade de conhecer o mundo superior e obter alguma resposta material ou espiritual.

  • Tradição - Sistema coerente de linguagem, símbolos pictóricos e gestuais, que sintetizam os três primeiros itens e facilitam sua absorção pela memória da comunidade. Marcam o "estilo" da sua tradição espiritual.


CONCEITO DE DEUS

O conceito de origem ou causa primeira, instauradora e reguladora do cosmos e identificada de algum modo com o "bem supremo" ou com a "verdade eterna e absoluta" está presente, sob diferentes formas, em todas as religiões.
As representações que as diferentes religiões fazem das suas relações com o cosmos e o homem são bastante diferentes, ao ponto de não haver possibilidade de comparações similares.




Religiões da Antiguidade

Quase todos os povos da Antiguidade desenvolvem religiões politeístas. Os seus deuses podiam ter diferentes nomes, funções ou grau de importância ao longo dos tempos.


  • Religiões do Egipto
  • Religiões da Mesopotâmia
  • Religião Grega
  • Religiões de Roma
  • Religiões do Antigo Irão




Religiões primitivas

As religiões consideradas primitivas apresentam alguns dos seguintes elementos: culto aos espíritos dos ancestrais, atribuição de forças anímicas à natureza, crença em génios malignos ou benignos da natureza (duendes, fadas etc.), magia, práticas de adivinhação, satanismo, bruxaria, estados de transe, ritos de iniciação caracterizados por provações físicas e sacrifícios cruéis de animais ou seres humanos.
Podem ser politeístas ou reunir um conjunto de forças espirituais sob o poder de uma divindade suprema.

Características desse tipo estão presentes nas religiões tradicionais das tribos indígenas da África, das Américas e da Oceânia, e dos primitivos habitantes da Europa e da Ásia.

Muitas dessas religiões são destruídas com seus povos de origem, dizimados por guerras ou assimilados por outras culturas. Algumas sobrevivem, quase sempre fundidas com outras tradições.

Algumas religiões primitivas são por exemplo: o Xamanismo, o Animismo, o Vudu, os cultos afro-brasileiros, o Candomblé, Orixás e santos católicos, Umbanda, religiões orientais, religiões reveladas (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo) …



Classificação geográfica


Esta classificação procura agrupar as religiões com base em critérios geográficos, como a concentração numa determinada região ou o facto de certas religiões terem nascido na mesma região do mundo. As categorias mais empregues são as seguintes:



• Religiões do Médio Oriente: judaísmo, cristianismo, islão, Zoroastrismo, Fé Baha’i;


• Religiões do Extremo Oriente: confucionismo, Taoísmo, budismo Mahayana e Xintoísmo;

• Religiões da Índia: hinduísmo, Jainismo, budismo e Sikhismo;


• Religiões africanas: religiões dos povos tribais da África Negra;


• Religiões da Oceânia: religiões dos povos das ilhas do Pacífico, da Austrália e da Nova Zelândia;


• Religiões da Antiga Grécia e Roma.


2 comentários:

  1. uma bosta, to com gonorreia so de ler, meu pau fico enchado. vlw

    ResponderEliminar
  2. os jovens desrespeitam o cristianismo
    eles olha o cristianismo e fala kkk cristianismo

    ResponderEliminar