quarta-feira, 2 de junho de 2010

Confucionismo


O confucionismo é um sistema filosófico por Kung-Fu-Tzu (o Confúcio (551-479 a.C.)) que foi um filósofo e um pregador religioso, sendo que as preocupações principais do confucionismo são a política, a moral, a pedagogia e a religião.


O princípio básico do confucionismo é conhecido pelos chineses como Junchaio, também conhecido como os ensinamentos dos sábios, e define a busca de um caminho superior como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu.



Fig.1-Estátua de Confúcio


Na antiguidade, o Confucionismo tornou-se uma filosofia moral de profundo impacto na estrutura social e quotidiana da sociedade. O Confucionismo não é bem uma religião, pois não possui um credo, mas sim determinações rituais de carácter social, que permitem a um adepto do Confucionismo, ter qualquer outra crença.

O Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante mais de 2 mil anos (desde o séc. II ao séc. XX), tendo sido implantada na dinastia Han, mas está também espalhada por outros países no mundo como por exemplo no Japão, na Coreia do Sul e na Singapura.

Os ensinamentos do Confucionismo estão reunidos por cinco livros chamados de “Os Cinco Clássicos”. As obras são: Shu Ching (Clássico de Política); Shih Ching (Clássico de Poesia); Li Ching (Livro dos Ritos, visão social); Chun-Chiu (Anais das Primaveras e Outonos, visão histórica) e o I Ching (Livro das Mutações, que aborda os aspectos metafísicos da vida).


É bom frisar que na sociedade confucionista, a família e o complexo estado-sociedade são semelhantes: o Estado é uma grande família abrangente em cujo vértice está o rei , o Filho do Céu (Tian) que governa os seus súbditos como um bom pai.


No confucionismo, as duas virtudes mais importantes são: a benevolência (ren) que emana do coração, centro da personalidade, e torna o homem verdadeiramente homem e a maneira correcta de agir e de relacionar-se com os outros (li). Sem o ren, vive-se o formalismo, sem o li, cai-se na rudeza e na barbárie.

As acções humanas virtuosas feitas com o ren e o li são o cumprimento das ordens do Tian (Céu) que se difundem sobre a terra, tornando-a humana e fazendo emergir as normas e os princípios que permeiam a realidade.

Fig-2 Templo de Confúcio em Nagasaki, Japão.

Os confucionistas oram aos seus antepassados em altares, sendo que algumas da principais festividades para as famílias confucionistas são o casamento e os funerais, sendo que os mortos não se transformam em divindades mas são venerados como antepassados que ainda pertencem à família ou ao clã. O objectivo é perpetuar e reforçar a organização familiar e do clã, que poderia se perder com o passar do tempo e das gerações, mantendo viva, na consciência do indivíduo, sua pertença a um grupo histórico mais amplo.

39 comentários:

  1. é uma merda esta religiao de paneleiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merda seu rabo! Respeite a religião dos outros e eles também vão te respeitar! E o melhor, um dos valores do Confucionismo é o respeito, o que com certeza você não tem! Não sigo essa religião mas pelo menos eu respeito, então vai pastar que você aprende mais!!!

      Eliminar
    2. vdd cuida da tua religião e não a dos outros seu preconceituoso !

      Eliminar
  2. filhos da puta do caralho que andam a inventar religiões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara isso nem é uma religião, essa filosofia foi fundida antes de cristo. Ao contrario de religiões protestantes que são inventadas toda hora, como um amigo meu fala, enquanto fecha um barzinho esta sendo criada uma igreja.

      Eliminar
    2. eu falo a mesma coisa

      Eliminar
  3. taah mas eu keria saber sobre as festas dos confucionistas ??????????????

    ResponderEliminar
  4. bbnhuyuyitryertseerdybmn njhknjoiopk~po´popopgvnbjkllçk~çl]~~çç]
    ç
    ´ljjioiuiou87087uujkhjgvbnvbmhkhlnn.mllç~lççlihgffgvkjbn rfnbnumnmjnmkjj.kkkjytterrewesswsewaqrazdffdbzdhjhfrswaqewetdytffgeaaahgfyutygghbbhjtyg

    ResponderEliminar
  5. q merda de poha é essa q ele inventam vai se ferra q droga eu ja so AT e ainda tenho q atura a poha da aula de religiao q me manda essa merda

    ResponderEliminar
  6. puta que pariu, que merda isto do confucionismo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que sai da boca do homem é o que preenche seu coração. Guarde sua sua tristeza diante da vida para vc.Dói menos e não suja os olhos e ouvidos dos outros.

      Eliminar
  7. vejo que a maioria das religiões ensina o amor ao outro e a vaolrização da familia, e é nesses dois aspectos que o mundo se perdeu, porque será?


    esses comentários é exemplo do que é a falta de respeito com o outro

    ResponderEliminar
  8. puta que pariu, que merda isto do confucionismo
    não da de entende nada

    ResponderEliminar
  9. que merda isso não ajudou em nada

    ResponderEliminar
  10. Alexandre disse...
    A obra de um Mestre tem poder e se fundamenta na eternidade. É uma luz que vem ao mundo para apontar um caminho para a redenção humana.
    A luz que ilumina o caminho é também a que cega os tolos, pois não a compreende.
    E tudo se repete, no fluxo e refluxo da vida em seu movimento contínuo.

    5 de Junho de 2012 19:3

    ResponderEliminar
  11. ó Antonio ningem te manda ser burro

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. vc tem alguns simbolos do confucionismo?????????? Atividade de escola

      Eliminar
  13. Porfavo nao chamem palavrao isso muito feio leiao mas nao e preciso chama palavrao

    ResponderEliminar
  14. Confucionismo é um cu xupa minha benga chineses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
  15. O respeito é a base de qualquer relacionamento.
    Creiam em Jesus e suas vidas mudarão.

    ResponderEliminar
  16. eu queria saber das festas mas isso não tem nada ve

    ResponderEliminar
  17. Pessoas com problemas mentais deveriam procurar um psicanalista para se tratar e não ficar xingando e amaldiçoando a religião dos outros, criticando a filosofia e fé dos outros, procurar auxílio para se tornar um ser humano melhor para poder viver em sociedade. Não é nessessário ser religioso para ser culto e educado, e e isso, tem gente precisando aprender a ser gente.

    ResponderEliminar
  18. eae Galera da aula de religiao :ass;Arthur escola Santo antonio roo Mt 2016 9 ano A

    ResponderEliminar
  19. Tanta confuçao para saber so QUAIS SAO PUTAS DAS FESTAS DA RELIGIAO ja nao se pode ir a um site que ja se ve BR e caralhos e fdp tenham respeito e nao digam asneiras porque eu vou a vossa beira e fode-lhes o cornos e enfio no meio do cu e nao asneiras fdp do caralho

    ResponderEliminar
  20. Como o cu de confúcio, jesus e qualquer outro merda.

    ResponderEliminar
  21. escrevi e fui trabalhar quem ta lendo quer me dar

    ResponderEliminar