- o mundo;
- os símbolos das principais religiões existentes no mundo.
O mundo representa a globalidade, abranguendo todas as crenças e religiões e permitindo a sua existência num espaço comum. Ao utilizar-nos o mundo no nosso logótipo pretendemos também transmitir a ideia de união e harmonia entre as várias religiões, pois um dos objectivos principais do nosso ptojecto é conservar um espirito de respeito e apreço entre todas elas.
Há volta do mundo estão os símbolos das principais religiões. Cada símbolo corresponde a uma religião e acarreta um certo significado.
O maior símbolo da Fé Bahá'í é a Estrela de Nove Pontas. Para os bahá'ís, o número 9 é sagrado, o número da perfeição, pois é o dígito máximo, sendo que representa também as 9 religiões monoteístas.
Este pode ser considerado, não só o símbolo do Taoísmo, mas também um dos símbolos do Confucionismo e nele está representado o Yin (essência negativa do mal, da morte e da feminilidade) e Yang (força positiva do bem, da luz e da masculinidade).
O Om ou "Aum" é , além do símbolo do Hinduísmo, o principal mantra do Hinduísmo.
Assim como muitos outros mantras, este também está presente no Budismo e no Jainismo e representa o trimurti, isto é, o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, Vishnu e Shiva.
O símbolo mais reconhecido do cristianismo é sem dúvida a cruz, que pode apresentar uma grande variedade de formas de acordo com a denominação:
- Crucifixo para os católicos;
- Cruz de oito braços para os ortodoxos;
- Cruz (sem a presença de Cristo) para algumas denominações protestantes;
O símbolo do Islamismo é a Lua Crescente com uma Estrela.
A lua representa o calendário muçulmano e a estrela representa Alá.
Roda da lei. Principal símbolo do Budismo, representa o caminho dos oito passos, método criado por Buda para conduzir o individuo à iluminação espiritual.
Símbolo do Jainismo – palma da mão aberta.
Adoptado em 1975, no 2500º aniversário da iluminação de Mahavira.
Principal símbolo do Judaísmo - Estrela de David representa o escudo do rei David. Simbolicamente o triângulo que tem a extremidade virada para cima é relativo a Deus, enquanto o outro representa o mundo real. E o facto de os triângulos estarem sobrepostos simboliza a alianças entre Deus e os homens.
O principal símbolo do Siquismo é o Khanda.
O símbolo é a fusão de quatro armas, cada uma com seu significado: no centro uma espada de dois gumes que simboliza a criatividade e o poder divino; ao redor do Khanda está o Chakkar, arma com forma circular que representa a perfeição de Deus; e duas espadas chamadas de Kirpans em torno do Khanda e do Chakkar: a espada esquerda representa o pin (o poder espiritual) e a espada direita o min (o poder temporal).
Este é outro dos símbolos do Confuciosnismo.
totta
ResponderEliminarlegal! fala de todos um pouco e praticamente NADA do símbolo do confucionismo
ResponderEliminarMuito Bom esta iniciativa. Com certeza, houve um propósito de Deus para a elaboração e a emissão deste Blog. Um conteúdo preciso e muito abrangente no estudo da Diversidade Religiosa. Parabéns! Publiquei-o em minha FACEBOOK. Obrigado, amigos. Aguardo vossa aprovação para divulgá-lo.
ResponderEliminarBlog muito interessante, gostei
ResponderEliminar