quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fé Bahá'i



A palavra Baha’i pode ser usada para referir a Fé Baha’i ou os seguidores dessa religião e significa glória ou esplendor.

A Fé Baha’i é uma religião monoteísta fundada por Bahá’u’lláh, na Pérsia durante o séc. XIX, e que enfatiza a unidade espiritual da humanidade.

Todos os ensinamentos baha’is têm como base: a unidade de Deus, a unidade dos Seus profetas e a unidade da humanidade, crendo num só Deus, criador de todas as coisas.


Fig.1-Mírzá Husayn (Bahá’u’lláh)


A Fé Baha’i rege-se com base em onze objectivos:

1) A independente busca da verdade.
2) A unidade do género humano
3) A religião deve ser causa de amor.
4) A harmonia entre a ciência e a religião.
5) Eliminação de preconceitos de religião, raça e ódio; a guerra e os outros conflitos são causados por um outro desses preconceitos.
6) Oportunidades iguais para a obtenção dos meios de subsistências.
7) A igualdade do Homem perante a lei.
8) A paz universal.
9) Que a religião não se deve intrometer nas questões político-partidárias.
10) A educação e emancipação da mulher.
11) O poder do Espírito Santo conduz ao desenvolvimento espiritual do indivíduo e da sociedade.


Nesta religião, o ensino tem uma enorme importância, e uma frase que demonstra essa importância é “O conhecimento é como asas para a vida do homem e uma escada para ele ascender.”

Mírzá Husayn (Bahá’u’lláh), foi o fundador da Fé Baha’i, tendo-se proclamado ser o Prometido pelo Báb e pelas demais religiões mundiais, escreveu epístolas aos principais soberanos da sua época, exortando-os à paz e à concórdia.

Abdu’l-Bahá, filho de Bahá’u’lláh, foi o intérprete dos Seus mandamentos, ao qual todos os Bahá’is deveriam se voltar, como tal os bahá’is consideram-no como o exemplo perfeito pelo qual se devem guiar.

Fig.2-Abdu'l-Bahá



Os bahá’is acreditam que o ser humano possui uma “alma racional”, na qual provê à espécie uma capacidade única de reconhecer a Deus e a relação de humanidade com o seu criador, sendo que todos os seres humanos são considerados possuidores do dever de reconhecer a Deus através do Seus mandamentos.


Os escritos desta religião enfatizam a igualdade essencial do ser humano e a abolição de todos os tipos de preconceito.

Os bahá’is trabalham para a restauração de vitalidade espiritual da humanidade como um todo através de educação e da conscientização de que o ser humano é um ser espiritual.

Breve visualização dos mandamentos Bahá’i:
  • Só existe um único e verdadeiro Deus;
  • Para os bahá’i, religião é uma palavra sem plural;
  • A Fé Bahá’i é a favor do fim de todo e qualquer tipo de preconceito;
  • A Fé Bahá’i pretende acabar com os extremos de pobreza e riqueza e o estabelecimento de paz entre as nações;
  • Os Bahá’i estimulam a livre busca pela verdade, jamais controlada pelos clérigos ou qualquer poder moderador.


Fig.3-Símbolo de Fé Bahá'i



Segundo as antigas escrituras, os bahá’is acreditam que através da prática das virtudes como bondade, humildade, honestidade veracidade, serviço e por assim adiantes; já para não falar que o paraíso referido nas escrituras de outras religiões escrituras é apontado nesta religião como apenas metafórico.

Os bahá’is devem diariamente: ler e meditar as escrituras sagradas, rezar uma das orações “obrigatórias”, repetir 95 vezes o nome de Deus, realizar o jejum na época propícia a tal, abster-se das drogas e do álcool e por fim devem também realizar nas suas vidas, várias peregrinações ao locais sagrados.

Estima-se que há cerca de 5 milhões de crentes na Fé Bahá’i, espalhados principalmente pela Índia, Irão e Brasil.


Um dos principais símbolos da Fé Bahá’i é a estrela de nove pontas que simboliza as nove religiões monoteístas.

Todos os templos de adoração bahá’is têm nove entradas, pela simbologia da estrela, um dos mais conhecidos é o templo da Índia em Nova Deli, cuja arquitectura simboliza uma flor de lótus, os templos simbolizam a Unidade de Deus, a dos Seus profetas e a da humanidade.

10 comentários:

  1. A primeira foto não é de Bahá'u'lláh, fundador da Fé Bahá'i, e sim de Abdu'l-Bahá, Seu filho. A imagem de Bahá'u'lláh não é divulgada em hipótese alguma. Os bahá'is ou qualquer pessoa que queira só poderá ver a imagem de Bahá'u'lláh indo até o Seu Santuário em Haifa, Israel. Somente lá que as pessoas têm o privilégio de ver Sua imagem, imbuído de total espiritualidade, meditação e respeito, sendo proibidas de entrar no recinto com máquina fotográfica ou qualquer aparelho eletrônico. Portanto, qualquer imagem ou foto que se faça menção a Bahá’u’lláh, é falsa. É normal que, devido a falta de Sua imagem, se utilizem a imagem de Seu Filho para representá-lo, porém, pela comunidade bahá’i mundial, é totalmente inapropriado e desencorajados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mentira é ele sim na primeira foto

      Eliminar
    2. A primeira foto não é de Bahá´u´lláh. Mais um blog que não tem cuidado com as informações transmitidas. Meu repúdio.

      Eliminar
  2. A primeira foto não é de Bahá'u'lláh, fundador da Fé Bahá'i, e sim de Abdu'l-Bahá, Seu filho. A imagem de Bahá'u'lláh não é divulgada em hipótese alguma. Os bahá'is ou qualquer pessoa que queira só poderá ver a imagem de Bahá'u'lláh indo até o Seu Santuário em Haifa, Israel. Somente lá que as pessoas têm o privilégio de ver Sua imagem, imbuído de total espiritualidade, meditação e respeito, sendo proibidas de entrar no recinto com máquina fotográfica ou qualquer aparelho eletrônico. Portanto, qualquer imagem ou foto que se faça menção a Bahá’u’lláh, é falsa. É normal que, devido a falta de Sua imagem, se utilizem a imagem de Seu Filho para representá-lo, porém, pela comunidade bahá’i mundial, é totalmente inapropriado e desencorajados a fazê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seu mentiroso é ele sim

      Eliminar
    2. A primeira foto não é de Bahá´u´lláh. Mais um blog que não tem cuidado com as informações transmitidas. Meu repúdio.

      Eliminar
  3. Verdade, a fotografia é de 'Abdu'l-Bahá Abbas e não de Bahá'u'lláh. É só conferir no livros de sua autoria, que verá esta mesa fotografia, ou no site da editora bahá'í.

    ResponderEliminar
  4. Mentira é o que esse cara inventou.

    ResponderEliminar
  5. Parece uma religião boa. Só essas coisas misticas de virar pra tal cidade, recitar uma oração determinada tantas vezes por dia que não acho legal. Esse tipo de simpatias não combina com o mundo ocidental. Mas se é uma religião que prega o bem, que continue a existir.

    ResponderEliminar