quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conferência "A Guerra religiosa na 1º República"



Esta actividade decorreu no dia 12 de Março pelas 21h30m, no auditório municipal de Sobral de Monte Agraço.

Assistimos a esta conferência com o objectivo de enriquecer o trabalho, com informação acerca do papel e importância da religião na sociedade durante a 1ª República.

Esta conferência foi divulgada pela Dra. Maria Lúcia Cunha.


A primeira república passou-se entre 1910 e 1920, onde a religião foi completamente abolida do ensino e o clero perdeu muita da sua importância e credibilidade.


Foi então que o estado numa tentativa de subornar o clero quis impor pensões, no entanto a maioria dos padres não as aceitou. Os padres que as aceitaram foram alvo de acusações por parte da populção que se recusava ouvir as suas missas.



Com o forte e obsessivo controlo do estado, elementos deste foram em busca das riquesas das igrejas, começando a vandalizar-las por todo o país. O que revoltou a população, visto que existia um total desrespeito pela fé cristã.


O estado para além de querer controlar também pretendia neutralizar o clero e para isso abolui os feriados, procisssões e festividades religiosas.


O estado português, numa tentativa de não ser culpabilizado nem acusado pelo exterior, deu certas regalias ao clero do estrangeiro. Isto revoltou muito o clero português que se sentiu discriminado no seu prório país.


Por fim houve um espaço de tempo para que todas as dúvidas fossem esclarecidas.






















































Figuras 1, 2 e 3 - Intervenientes na conferência, do lado direito a Dra. Maria Lúcia Cunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário