quarta-feira, 2 de junho de 2010

Taoísmo

A origem da filosofia do Taoísmo é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Erh Li ou Lao Tsé (velho mestre), um contemporâneo de Confúcio, nos anos 550 a.C.


O Taoísmo é uma tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, ao Tao.

Fig.1- Lao Tsé


Os meios para o retorno ao Tao englobam as artes (Su), a lei (Fa (conjunto de métodos místicos que restauram a ordem, a organização, a lei interior e exterior através da força espiritual)) e o caminho (Tao).



O Taoísmo é uma tradição espiritual milenar chinesa, sendo que há uma Sociedade Taoísta da China, fundada em 1990 pelo sacerdote Wu Jyh Cherng, que trouxe o puro conhecimento da tradição, adquirido com os mais representativos mestres iluminados.


O Taoísmo religioso (Tao Ciao) surgiu na dinastia do imperador Han, no século II. Tchuang-tseu, um discípulo de Lao Tsé e filósofo chinês, que morreu no princípio do século III, desenvolveu e proliferou os ensinamentos de seu mestre, este homem acreditava que o “Tao-te-Ching” era a fonte da sabedoria e a solução para todos os problemas da vida e escreveu uma média de 33 livros sobre a filosofia de Lao-Tsé, que resultou na composição de 1.120 volumes, os quais formam o Cânon Taoísta.


Quanto às origens do Taoísmo, podem ser atribuídas três principais:



  • O mais antigo, o mítico “Imperador Amarelo”


  • O livro de aforismos míticos escrito por Lao Zi



  • Os trabalhos do filósofo Zhuang Zi


As “filosofias de vida” do Taoísmo são: o Tao, o Wu-Wei e O Yin e Yang.

Os taoístas crêem que quando os eventos e as coisas são permitidos existir em harmonia natural com a força macro-cósmica, então existe paz; eles consideram também que tudo no mundo é composto pelos elementos opostos Yin e Yang.


Fig.2-Símbolo do Taoísmo


A doutrina básica do Taoísmo resume-se numa forma prática, conhecida como as “Três Jóias”: compaixão, moderação e humilhação, sendo que a bondade, simplicidade e delicadeza também são virtudes que o Taoísmo busca aparentar às pessoas.


O lado positivo é o Yang (força positiva do bem, da luz e da masculinidade), e o negativo, o Yin (essência negativa do mal, da morte e da feminilidade), quando estes elementos não estão equilibrados, o ritmo da Natureza é interrompido com desajustes, resultando em conflitos.


O Wu-Wei que quer dizer “não fazer” ou a “não acção”. O Wu-Wei não é a mera inactividade, mas sim a acção perfeita, é a acção feita em perfeita harmonia com o todo, com a natureza, com a pessoa e sua situação.


A religião Taoísta conserva apenas uns traços da filosofia de Lao Zi com empréstimos de ideias e práticas culturais do Budismo, com a introdução de vários deuses, deusas, génios, e uma mistura com algumas crenças preexistentes, como a Teoria dos Cinco Elementos, a alquimia e o culto aos ancestrais.


Apesar da Yoga não referenciar ao Taoísmo, ela incorpora a mesma filosofia da “Força” como sustentador da vida e da estética.

Sem comentários:

Enviar um comentário