quarta-feira, 2 de junho de 2010

Hinduísmo


Por volta, de entre 2000 e 1500 a.C., o povo ariano, invade e destroem uma civilização existente junto aos rios Indo e Ganges, instalando aí religião védica, que mais tarde deu origem ao hinduísmo.

O hinduísmo é de entre as principais religiões, a mais antiga, tendo cerca de 905 milhões de fiéis; é constituído por diferentes tradições e composto por diversos tipos, não detendo um fundador.


Fig.1-Símbolo do Hinduísmo

A sílaba sagrada hindu é OM (“AUM”) que equivale a Ámen para os egípcios, gregos, judeus e cristãos, é o som divino, o primeiro som da criação do qual tudo emerge. A sua entoação gera energia criativa, divina, em todas as formas de existência, e, todos os estados da mente.

A – estado de vigília.
U – consciência adormecida.
M – consciência do sono profundo.

O vasto corpo de escrituras do hinduísmo se divide em shruti (revelado) e em smriti (lembrado), estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta; de entre estas escrituras, os Vedas são os mais importantes.

Fig.2-Brahma




Os hindus crêem num espírito cósmico supremo, baseando-se numa trindade chamada Trimurti e constituída por três deuses: Brama (purificação masculina do absoluto, é omnipotente e acima da adoração humana), Víxnu (divindade solar que preside as coisas criadas, é responsável por controlar o destino e é representado a atravessar majestosamente o céu) e por fim Xiva (o “destruidor”, é o Deus no qual os opostos se encontram e se resolvem num só e é o criador do Yoga).

A religião hindu sendo uma religião politeísta, tem também muitos outros deuses, como por exemplo: Agni que é o deus do fogo e a força vital da natureza; Varuna que mantém a ordem cósmica, tem o poder de recompensar e é adorado como o Deus das águas e oceanos; Vayu que é o deus do vento; Suruya que é o Deus do sol; Hanuman que é o Deus macaco; Ganesh que é filho de Shiva…


Em termos “físicos”, Víxnu costuma aparecer com quatro braços e diz-se que este vem ao mundo libertar a Terra e o ser humano sempre que necessário e sob forma de avatares (humanas ou não) e Xiva apresenta-se com colares e braceletes e forma de cobras e também com água a jorrar dos cabelos.


A identificação do Hinduísmo como uma religião independente, separada do Budismo e do Jainismo, depende muitas vezes da afirmação dos próprios fiéis de que ela o é.

Para os hindus, a oração deve fazer-se, pelo menos duas vezes por dia, deve-se recitar textos dos Vedas…

Os hindus acreditam na reencarnação como nascer uma nova vida, sendo a nova identidade ditada pelas boas ou más acções na vida anterior, servindo assim de meio para purificar a alma.
Yoga é o caminho para atingir a libertação e faz-se através do conhecimento do ser e portanto da descoberta da sua natureza, é também a arte de viver em harmonia connosco, com os outros e com o mundo.


Este divide-se em oito tipos: Bhakti Yoga (yoga da devoção), Karma Yoga (Yoga da acção), Iñana Yoga (Yoga do conhecimento), Raja Yoga (Yoga da meditação), Mantra Yoga (Yoga dos sons), Laya Yoga (Yoga da dissolução), Tantra Yoga (Yoga da aproximação holística do estudo do universo do ponto de vista do indivíduo) e Hatha Yoga (Yoga do corpo físico).




Fig.3-Alguns Deuses do Hinduísmo




Como todas as religiões, o Hinduísmo também têm festas religiosas, destacando-se a Durga-Puja (festa em honra da Durga que é a deusa da fecundidade), a Sivaratri (em honra de Xiva), a Diwalí (em honra de Lakshmi, a deusa da prosperidade e da felicidade) e a Holi (em honra do deus do amor).

2 comentários:

  1. Todos teem o direito de crê no que acha certo, ou que lhe seja conviniente, mesmo que sua fé ou crença seja um erro.

    ResponderEliminar
  2. e preciso mais religioes nesse blog

    ResponderEliminar