quarta-feira, 2 de junho de 2010

Islamismo


"Islam" (em árabe) significa "submissão", "rendição", "entrega", que é derivada de uma outra palavra que significa paz. No sentido religioso, Islam, significa "total submissão à vontade de Deus".

"Mulçumano" é aquele que pratica o Islão, crê em "Alah" (palavra árabe que designa Deus) e admite como livro sagrado o Alcorão.



Figura 1 – Livro sagrado islâmico (Alcorão).






Fundado na região da actual Arábia Saudita, o Islamismo é a segunda maior religião do mundo, perde apenas para o Cristianismo em número de adeptos, os seus fiéis concentram-se, sobretudo, no norte da África e na Ásia.



Figura 2 – Distribuição geográfica do Islamismo.




Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: os Sunitas e os Xiitas. Os Sunitas subdividem-se em quatro grupos menores:



  • Hanafitas;


  • Malequitas;


  • Chafeitas;


  • Hambanitas;



Os Sunitas são os seguidores da tradição do profeta, continuada por All-Abbas, o seu tio. Os Xiitas são partidários de Ali, marido de Fátima, filha de Muhammad. São os líderes da comunidade e continuadores da missão espiritual de Muhammad.








O nome Maomé é uma alteração hispânica de Muhammad, que significa digno de louvor. O Profeta nasceu em Meca, numa família de mercadores. Começou a sua pregação aos 40 anos, quando, segundo a tradição, teve uma visão do anjo Gabriel, que lhe revelou a existência de um Deus único e do alcorão.



Figura 2 - Profeta Muhammad.

Os profetas que os muçulmanos crêem serem portadores das revelações de Deus são; Adão, Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Moisés, Arão, Davi, Salomão Elias, Jonas, João Batista e Jesus Cristo. O último profeta de Deus é "Muhammad", que revelou as verdades de Deus por intermédio do Anjo Gabriel.


Figura 3 – Anjo Gabriel.




A vida religiosa de um muçulmano tem práticas definidas pela Sharia (nome que se dá ao código de leis do Islamismo), e representa o caminho que o muçulmano deve seguir na sua vida, como por exemplo, não consumir carne de porco, álcool, drogas e práticar uma vida saudável em comunhão com a comunidade.

A Sharia além das normas de conduta, comportamento e alimentação, também define os cinco pilares da religião.

  • O primeiro pilar é a shahada ou profissão de fé: “Não há outro Deus a não ser Alá, e Muhammad é o seu profeta”. Esse testemunho é a chave da entrada do fiel para o Islamismo.


  • O segundo pilar são as cinco orações diárias comunitárias (slãts), durante as quais o fiel deve ficar ajoelhado e curvado em direcção a Meca. Às sextas-feiras realiza-se um sermão de um verso do Alcorão, de conteúdo moral, social ou político.


  • O terceiro pilar é uma taxa chamada zakat. Único tributo permanente ditado pelo Alcorão, é pago anualmente em grãos, gado ou dinheiro. É empregado no auxílio aos pobres e no resgate de muçulmanos presos em guerras.


  • O quarto pilar é cumprir as obrigações do ramadão, jejuando desde o amanhecer ao anoitecer.
  • O quinto pilar é a hajj ou a peregrinação a Meca, que deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todo o muçulmano que tenha condições fisicas e econoómicas para realiza-lá.



O Islão ensina seis crenças principais:



  • A crença em Alá (Allah), único Deus existente;


  • A crença nos Anjos, seres criados por Alá;


  • A crença nos Livros Sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho. O Alcorão é o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a colectânea dos ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé;


  • A crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último;


  • A crença no dia do Julgamento Final, no qual as acções de cada pessoa serão avaliadas;


  • A crença na predestinação: Alá tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.



Os muçulmanos acreditam que Deus usou os profetas para revelar as escrituras aos homens. A revelação dada a Moisés foi a Torá, a David foram dados os Salmos e a Jesus, o Evangelho. Deus foi revelando a sua mensagem em escrituras cada vez mais abrangentes que culminaram com o Alcorão, o derradeiro livro revelado a Maomé.

As principais comemorações dos muçulmanos são Eid el Fitr, Eid el Adha, Dia de Hégira (Ano-Novo) e a comemoração do nascimento de Maomé. Elas acontecem nesta ordem no decorrer do ano e são definidas segundo o calendário lunar, por isso têm datas móveis em relação ao calendário solar.

1 comentário: